Clonagem

Processo produtivo
por clonagem

Mudas de eucalipto

Nosso processo

Conheça nosso processo
de produção por clonagem

Referência em mudas clonadas de eucalipto no sul do país, a empresa utiliza matrizes  selecionadas para garantir o bom desenvolvimento das florestas, produzindo desde clones para uso específicos como para uso múltiplo.

Processo de
Clonagem

Na produção por clonagem as matrizes que dão origem as mudas passam por um rigoroso processo de melhoramento genético e somente após a confirmação do seu potencial produtivo são disponibilizadas para comercialização.

A qualidade superior de uma muda clonal se expressa no reflorestamento através de uma maior uniformidade do plantio, maior produtividade e qualidade da madeira.

Preparo substrato

Início do processo de produção de mudas, composto basicamente por turfa de sphagno, vermiculita e casca de arroz carbonizada além da adubação de liberação controlada.

Jardim Clonal

Local onde as matrizes são mantidas durante toda sua vida útil, neste local as matrizes recebem adubação balanceada diariamente para garantir uma boa produção de estacas para a próxima etapa do processo.

Coleta

Operação realizada no jardim clonal, consiste na seleção e corte dos “brotos” das matrizes que são chamados tecnicamente de estacas. Uma matriz produz cerca de 12 estacas por mês, sendo que a coleta é efetuada semanalmente.

Estaqueamento

Após a coleta das estacas, é realizado o estaqueamento que consiste no plantio das estacas coletadas nos tubetes plásticos preenchidos com o substrato previamente preparado.

Enraizamento

Após o plantio das estacas, as mesmas são encaminhadas para a casa de vegetação, onde permanecem por cerca de 20-30 dias para que as estacas possam emitir as novas raízes e se tornarem mudas.

Seleção das mudas

Ao fim do período de enraizamento as mudas estão apresentando cerca de 15 cm de comprimento, neste momento são separadas em 2 tamanhos para um maior controle de qualidade e são transferidas para o pátio de crescimento.

Pátio de crescimento

Nesta etapa as mudas permanecem desde a saída da casa de vegetação até o momento da expedição, neste intervalo de tempo as mudas recebem adubação balanceada para garantir a qualidade final do produto.

Embalagem das mudas

Quando as mudas estão aptas para a expedição, as mesmas são retiradas do pátio de crescimento, passam por uma nova classificação, são retiradas dos tubetes, embaladas e carregadas para entrega.

Transporte da muda

Ao fim de todo o processo, temos o transporte até o cliente, etapa essa que é previamente combinada com os clientes, para garantir uma integração com o processo de plantio de nossos clientes.

Algumas fotos

Confira algumas fotos
do nosso processo