PLANTIO FLORESTAL PLANTIO FLORESTAL
Limpeza da área e combate à formigas

Sempre quando a área que será utilizada para a implantação da floresta de pinus ou eucalipto encontrar-se “suja”, torna-se necessário a limpeza prévia da área com a aplicação de herbicidas ou roçadas, sendo o primeiro mais eficiente e barato.

Quando a floresta a ser implantada é de eucalipto, deve-se manter a área livre de ervas – daninhas, pois o eucalipto é extremamente sensível a competição com invasoras,podendo até ser suprimido pelas “invasoras”. A limpeza de áreas de eucalipto deve ser mantida pelo menos por um ano, para que o mesmo possa se desenvolver livre de competição, quando mantido o eucalipto limpo por este tempo obtém-se uma floresta uniforme e com alto grau de “pegamento” das mudas.

O combate a formigas deve ser realizado em toda a área que será realizado o plantio da floresta e também em até 50 metros além das divisas da área a ser plantada, de forma que as formigas não venham de outras áreas atacar as mudas recém plantadas.

O combate a formigas é composto de 3 fases distintas: O combate inicial, o repasse e a ronda. O combate inicial é realizado em toda a área a ser plantada e numa faixa de 200 metros de largura ao redor de toda área de plantio. Esta operação tem sido mais eficiente quando realizado após a limpeza da área, mas antes do revolvimento do solo.

O repasse é a operação que visa combater os formigueiros que não foram totalmente extintos no combate inicial, bem como aqueles que não foram localizados na primeira operação. O repasse é feito, no mínimo, 30 dias após o combate inicial, antes do plantio em toda a área.

A ronda é a operação de combate ás formigas realizadas durante todo o período de formação e maturação do povoamento florestal. A ronda é uma operação constante até os 4 meses de idade da floresta e depois, normalmente, a cada 6 meses, visando evitar a proliferação dos formigueiros. O combate à formigas deve ser realizado pelo menos até um ano de idade da floresta

Verde Sul Souza


Rodovia Tvo 357, Jundiá - CEP 88930-000 - Turvo - SC


E-mail: verdesul@viveiroverdesul.com.br