Novidades

Balanço energético do setor industrial catarinense será lançado dia 7

06/04/2014

 A Secretaria de Planejamento de Santa Catarina lança o Balanço Energético do setor industrial de Santa Catarina, ano/base 2006 a 2012, em parceria com a Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina no auditório da Fiesc, em Florianópolis, no dia 7 de abril. Estarão presentes no evento representantes do Ministério de Minas e Energia, da Secretaria de Planejamento de Santa Catarina, da UFSC e do setor industrial.

O Balanço Energético traz um diagnóstico do consumo de energia no setor industrial do Estado. Foi elaborado pelo LabCET- Laboratório de Combustão e Engenharia de Sistemas Térmicos do Departamento Engenharia Mecânica da UFSC, com apoio do Ministério de Minas e Energia e coordenação da Secretaria de Estado do Planejamento.

O coordenador técnico da publicação e responsável pelo Departamento da Engenharia Mecânica da UFSC, Edson Bazzo, destaca o uso de biomassa pelas indústrias que, somada à lixívia, chega a 64,5% do consumo total de energia pelo setor. A eletricidade e o gás natural representam respectivamente 19,7% e 11,1% das fontes consumidas.

“É importante ressaltar que este primeiro levantamento do consumo de energia no setor industrial catarinense surgiu da proposta de retomar a iniciativa da disponibilização de balanços energéticos anuais do Estado, prática estacionada nas últimas décadas. E que pode servir como subsídio ao planejamento econômico setorial, tanto na esfera de influência dos poderes públicos, quanto aos interesses específicos dos investimentos privados”, avalia Bazzo.

Outro dado interessante do estudo é a participação das fontes renováveis no setor industrial, representando índices superiores a 60% nos setores de alimento, cerâmico, têxtil e papel e celulose. Os combustíveis não renováveis respondem por índices maiores nos setores de ferroligas, mineração, químico, não ferrosos e outros da metalurgia.

 

Fonte: Painel Florestal

Acesse a integra em: http://www.painelflorestal.com.br/noticias/mercado/balanco-energetico-do-setor-industrial-sera-lancado

Verde Sul Souza


Rodovia Tvo 357, Jundiá - CEP 88930-000 - Turvo - SC


E-mail: verdesul@viveiroverdesul.com.br