PRODUÇÃO PRODUÇÃO

Eucalyptus Grandis

O Eucalyptus grandis ocorre na Austrália no estado de Nova Gales do Sul, próximo a latitudes de 25o  a 33o Sul e nas regiões centrais (latitude 21o S) e ao norte de Queensland (16o a 19o S). A altitude varia desde o nível do mar, até 600 metros na maioria das populações e de 500 a 1.000 metros nas áreas do norte. O clima é principalmente quente e úmido.



       No sul do Brasil, tem apresentado excelente crescimento nas áreas onde não ocorrem geadas severas. No Paraná (região dos Campos Gerais) e no Rio Grande do Sul (região da depressão central) tem apresentado crescimentos superiores a 45 m3/ha/ano. Nessas regiões, tem sido bastante utilizado como madeira serrada. Para o estado de Santa Catarina, tem potencial de apresentar bom crescimento na região litorânea (sul e norte) e no oeste do estado.



       Porém, o E. grandis apresenta forte sensibilidade a ferrugem e em regiões onde existe inóculo de Puccinia psidi e as condições ambientais são propiciais ao desenvolvimento desse fungo e a infecção, a espécie tem apresentado severas reduções de crescimento.



       Para a indústria de celulose e papel apresenta densidade baixa (< 430 Kg/m3) e tem sido substituída gradativamente, por espécies de maior densidade.

Verde Sul Souza


Rodovia Tvo 357, Jundiá - CEP 88930-000 - Turvo - SC


E-mail: verdesul@viveiroverdesul.com.br