PRODUÇÃO PRODUÇÃO

Eucalyptus benthamii

O Eucalyptus benthamii, tem distribuição limitada na Austrália, cresce ao sudoeste da cidade de Sydney, Nova Gales do Sul, em planícies ao longo do rio Nepean e seus afluentes. Encontra-se na latitude aproximada de 34o S e altitudes entre 60 e 230 metros, onde a temperatura média máxima situa-se entre 27o e 29o C e a temperatura mínima, entre 2 e 3o C, com ocorrência de geadas. Originalmente, a espécie ocorre nos solos férteis das partes planas de deposição de rios, em uma área de 100 Km de comprimento por 40 Km de largura.



       No sul do Brasil, tem se destacado em plantios nas áreas de ocorrência de geadas severas (planalto catarinense, planalto gaúcho e sul do Paraná). Tem se adaptado bem as características do inverno brasileiro (acentuada diferença entre temperaturas máximas e mínimas durante o inverno).



       Trata-se de uma espécie ainda pouca trabalhada em programas de melhoramento florestal, com boas possibilidades de aumento em sua produtividade, com o desenvolvimento de programas mais estruturados de melhoramento genético e clonagem.



       Tem sido plantada principalmente pela industria de celulose e papel, apresentando boas características para essa finalidade. Para utilização para produtos sólidos da madeira, necessita de estudos mais aprofundados.

Verde Sul Souza


Rodovia Tvo 357, Jundiá - CEP 88930-000 - Turvo - SC


E-mail: verdesul@viveiroverdesul.com.br